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Use Gatilhos Mentais Para Aumentar as Suas Vendas

Gatilhos mentais é um estimulo que o cérebro recebe na tomada de decisão, é persuadir o seu cliente para que ele realize uma ação. No Marketing Digital muito utilizado para chamar clientes para compras ou realizar ações que favorece a empresa. 

Se você é uma pessoa ativa nas redes sociais provavelmente se deparou com uns gatilhos mentais, como por exemplo “Garanta já a sua vaga antes que acabe” ou “Garanta seu ingresso agora e aproveite 25% de desconto no seu primeiro ingresso”, aqui temos um gatilho de escassez e um de bônus. 

Esses gatilhos promovem uma urgência ou uma necessidade imediata no cliente, fazendo com que ele compre sem realmente ter a necessidade, diferentemente quando a pessoa está com sede e decide realizar uma compra da garrafinha de água. 

Fazendo isso você estará mexendo com o emocional do cliente. Existem diversas formas de chamar a atenção do cliente, neste artigo, vamos mostrar uma das melhores formas de persuadir o seu cliente para que realize a compra. 

Antes de tudo, precisamos colocar em questão 4 elementos que deve conter dentro de qual quer gatilho mental, são eles: 

  • Motivação (Para que o cliente acredite no que leu e continue lendo)
  • Informação (O que é? Uma breve explicação do que está sendo discutido no anuncio)
  • Ação (Tanto para que ela compre, como, compartilhe, comente, divulgue, etc)
  • Leitura dupla (formal e informal sendo fácil de ser lido dividir por títulos, lacunas, tabelas e afins.; Palavras escrito em forma de Negrito, Sublinhadas e destacadas; Subtítulos; Cores limpas e ambiente clean.)

Vamos lá!

 

 

História da sua empresa.

 

Clientes tem consideração e é atingido facilmente quando a uma confiança na empresa e para isso é necessário construir autoridade, como fazer isso? 

Fale sobre uma superação, uma dificuldade quando você teve ao abrir a sua empresa, todas as pessoas se interessam conhecer sobre um assunto ou sobre a empresa mais a fundo. O ideal é fazer um anúncio em forma de vídeo para garantir um acréscimo de autoridade na sua empresa. 

 

 

Aumente a sua autoridade como um todo.

 

Produza conteúdos relevantes, este gatilho faz com que os clientes sintam respeito pela empresa. É de extremamente importância acrescentar autoridade da empresa.

A agência Sincro separou algumas ideias para você colocar em prática, e produzir conteúdo relevantes para os seus clientes.

  • Sonhos, o objetivo é comover o cliente então pesquise fatos que o cliente almeja ou sonha, faça vídeos publicitários que realmente crie um vínculo com o cliente.
  • Benefícios, demonstre que seu produto é bom e que irá destruir todas as objeções do cliente, ele realmente necessita deste produto, ele não tem e é bom!
  • Casos de sucessos é mais um daquelas informações necessárias para derrubar objeções de clientes, faz com que ele confie e realize a compra, pois ele viu que o seu produto é um sucesso e realmente funciona. Virando possivelmente um futuro fã, que futuramente irá dar um depoimento a respeito do seu produto também.
  • Concorrentes, pesquise a respeito de erros ou problemas ocorridos, isso fará com que repense em atos da sua própria empresa, e previna erros. 
  • Faça vídeos ou live que apresente o seu produto/serviços, o cliente tem que entender que seu produto existe e como faz para ele usar.
  • Google Trends é uma ferramenta para achar as palavras mais pesquisadas no google relacionada ao setor do seu negócio. Esta ferramenta ajudará na parte de pesquisa e produção de conteúdo. Ferramenta também que ajudará futuramente na execução do SEO do seu site.

 

 

Reciprocidade.

 

Ofereça um produto ou um bônus gratuito, logo após ofereça um conteúdo melhor, porém, pago. O cliente cria um sentimento de gratidão com a empresa, irá reconhecer que o produto é bom e consequentemente irá efetuar a compra.

Sempre ofereça um e-book, ou ofereça conhecimento para o cliente, assim você não estará criando um relacionamento fraco com o cliente, estará criando algo reciproco e forte. 

 

 

Escassez e Urgência.

 

Digamos que o cliente entra em um site de vendas on-line e verifica um anúncio de um objeto, porém ele não tem intenção de compra, na verdade ele entrou para ver um outro objeto. Mas o primeiro objeto está destacado e com a seguinte frase “Garanta já este lindo objeto, poucas unidades não fique de fora”. 

Por isso este gatilho é muito utilizado, ele se destaca dentre outros, fica na cabeça do seu cliente e futuramente poderá realizar um remarketing deste mesmo produto para ele realizar futuramente a compra. 

Ou até mesmo desconto de um certo produto, você mesmo preferiria realizar uma compra de um objeto com 5% de desconto ou o preço normal? Certamente iria realizar a compra se o produto estivesse com o preço com o desconto. Por isso a Black Friday é conhecida em alguns países como uma inauguração para a temporada de compra natalícias, uma sexta-feira recheada de promoções e descontos em várias lojas presenciais e virtuais. 

Este exemplo de gatilho mental é relacionado diretamente à questão de perda, se não efetuar a compra agora, irá perder tal promoção, por isso aproveite agora e garanta já o seu produto.

 

 

Interação total com o cliente

 

É de suma importância que a empresa tenha uma conta no Facebook, Instagram e uma conta no Google e o site somente para a empresa. A interação e a facilidade de acesso será cada vez mais virtual, uma pesquisa no Google faz com que a sua empresa seja contrata para um serviço imediatamente. 

Por isso é importante também o trabalho em cima do SEO da empresa. 

O SEO (Search Engine Optimization) é um mecanismo de busca, um conjunto de estratégias somente com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca gerando conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros.

A interação com o cliente deverá ocorrer a todo momento, sejam as mensagens negativas ou até mesmo as positivas. Peça para compartilharem, comentarem e até curtirem as publicações. 

 

 

Conclusão

 

Os gatilhos mentais não são métodos totalmente certeiros, por isso é necessário sempre praticar, testar e estudar sobre esta ferramenta. Existem vários exemplos de sucessos quando se trata a respeito deste tipo de abordagem. 

Verifique também se seu cliente realmente precisa deste seu serviço ou produto, sempre preserve a ética, escolha o seu público alvo para que seu anúncio não fique vago compartilhado para todo mundo. Saiba escolher seu público para não manchar o nome da sua empresa. 

 

Bom por hoje é isso, o que você achou das nossas dicas?

Não deixe de ver nossos outros posts, tem muito conteúdo de qualidade para você que quer aprender mais sobre marketing digital. 

Em caso de dúvidas, entre em contato com um de nossos consultores. 

 

Grande abraço e até o próximo post. 

Equipe Agência Sincro.