As redes sociais são de longe uma das melhores ferramentas para conquistar leads, ademais várias pessoas não conhecem os benefícios de manter o perfil da sua empresa ativa. Espero que ao final deste artigo, você (empreendedor), perceba a mudança do cenário de compra e pense de uma forma mais formal e insira a sua empresa no mercado digital.
Por que isso é tão necessário para o marketing da sua empresa?
As mídias oferecem benefícios de extrema importância para a sua empresa, por exemplo, estabelecer o contato empresa/cliente, maximizar a autoridade da sua empresa, aumentar as vendas online e presencial, analisar métricas e por assim vai.
Abastecendo o perfil com conteúdo a marca tem mais chance de estar mais próximo das pessoas, porém, se a empresa não tem um bom posicionamento isso pode virar um pesadelo, as indústrias que não cumprem com o combinado sendo ele preço ou o produto viram alvo de reclamações. Neste caso o ideal é sempre responder os clientes e produzir conteúdo para ajudá-lo.
Uma empresa digital é aquela que entrega conteúdos de altíssima qualidade para o cliente e tenta resolver todos as objeções que eles tenham.
As pessoas ficam muito tempo online, além do mais, a média diária dos brasileiros é de 3h34, ficamos em segundo lugar no ranking de tempo gasto neste tipo de plataforma, perdendo somente para Filipinas.
Veja as 15 redes sociais que contêm mais usuários ativos:
Com base em usuários ativos mensais, contas de usuário, públicos-alvo de publicidade ou visitantes mensais únicos (em milhões).
- Facebook: 2.498
- YouTube: 2.000
- WhatsApp: 2.000
- Mesengers: 1.300
- WeChat: 1.165
- Instagram: 1.000
- Tik Tok: 800
- QQ: 731
- QZone: 517
- Sina Weibo: 516
- Reddit: 430
- Kouishou: 400
- Snapchat: 398
- Twitter: 386
- Pinterest: 366
Quando falamos em marketing digital, é preciso conhecer bem a mídia a qual você irá inserir os seus anúncios e saber quais plataformas será melhor para atingir o seu público alvo. Ademais, as mídias sociais vão além de apenas atingir um público, ela parte do princípio de localizar o melhor perfil de venda para a sua empresa.
1 – Conteúdo para mídias sociais:
As pessoas não gostam de ver publicidade, mas sim conteúdos relevantes e com informações. Lembrando que, quanto maior é a frequência, melhor será a afinidade com os consumidores. Humanize mostre que você conhece seu público e traga assuntos reais, conte história e peçam para que contem histórias também, conteúdo mais espontâneo, verdadeiro e autêntico.
Além de pesquisar as melhores redes sociais para abrir um investimento, é necessário se aprofundar em conteúdo. Inclusive pesquisar conteúdos que as concorrentes postam (não para copiar, mas, sim procurar materiais contrários a empresa concorrente e fazer diferente). O conteúdo das redes sociais não podem ser um lugar de propaganda, e sim mensagens motivacionais, fotos inspiradoras, conteúdo extremamente rico, quanto mais clean (sem excessos) melhor, não ter texto em fotos, acrescentar histórias no post e por assim vai.
1.1 – Como utilizar conteúdo sem deixar os usuários saturados?
Definir alguns territórios de pautas possíveis para trabalhar e amarre isso em categorias, tente utilizar um funil para criar conteúdo diversificado em plataformas digitais. O Conteúdo deverá ser diversificado em cada plataforma, por exemplo, o Instagram tem as hashtags (#) e mais algumas coisas específicas que somente essa plataforma tem.
Primeiro redija uma estratégia, e em seguida pesquise e elabore o desenvolvimento do conteúdo. O conteúdo é valioso? Dentro da sua estratégia é interessante para o seu público?
Depois de deixar tudo afinado, comece a personalizar o conteúdo para a rede social que foi definido na elaboração do projeto. Análise, reveja e estude. Quanto mais o conteúdo do anúncio for interessante maior será a chance de converter leads.
O segundo passo é analisar o resultado dos anúncios, verificar as métricas. E para finalizar, pesquise e desenvolva mais conteúdo, vá intercalando até você achar o anúncio que mais atrai. Mude ou altere aqueles anúncios que não trazem tantos resultados.
1.2 – 4 elementos que devem constar no conteúdo:
- Motivação (Para que o cliente acredite no que você transmite)
- Informação (O que é, como funciona, preço ou produto/serviço?)
- Ação (Tanto para que ela compre, como, compartilhe, comente, divulgue, etc)
- Leitura Dupla (formal e informal sendo fácil de ser lido dividir por títulos, lacunas, tabelas e afins.; Palavras escrito em forma de Negrito, Sublinhadas e destacadas; Subtítulos; Cores limpas e ambiente clean.)
Facebook, Instagram, Youtube é um dos melhores motores de tráfego para o seu site, transformando a sua audiência em clientes. Mas, como eu consigo aumentar a minha audiência? Comece a publicar um conteúdo melhor, aumente a frequência, coloque fotos bonitas, coloque o link de redirecionamento para o site da sua empresa e entre outras coisas.
As mídias sociais são deveras importante para segmentar a sua persona.
Ter um público definido é importante para garantir o máximo de engajamento, ou seja, quanto mais você souber quem captar, mais fácil será para captá-lo! Normalmente as plataformas que oferecem o serviço de anúncio, já vem com configurações para segmentar os seus clientes. Por isso, é de extrema importância conhecê-los mais afundo.
Aliás, você sabe a diferença entre público-alvo e persona?
Público-Alvo: É um recorte demográfico. Socioeconômico e comportamental que uma empresa define como consumidor de seus produtos e serviços.
- Idade
- Sexo
- Formação Educacional
- Poder aquisitivo
- Classe social
- Hábitos de consumo
Persona: A persona é um personagem fictício construído a partir de pessoas reais, físicas, psicológicas, comportamentais.
- Hábitos
- Frustrações
- Hobbies
- Estilo de vida
- Comportamento
- Preferências
A escolha do cliente precisa ser filtrada para conquistar o cliente certo. O Público alvo é algo superficial, já a Persona é saber exatamente quem você quer atingir, por que cada pessoa tem uma característica diferente.
O mundo das mídias sociais está evoluindo gradativamente, com mudanças e atualizações em ritmo acelerado, no Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e outras plataformas sociais importantes, cada vez mais estão evoluindo para agregar cada vez mais segmentações para anúncios.
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Grande abraço e até o próximo post.
Agência Sincro.